Manutenção preditiva

Nem reparos de emergência, atrasando o trabalho, nem vistorias constantes, que tomam mais tempo e dinheiro. Melhor do que ver se alguma peça está a ponto de dar problema, é prever quando, e agir quando necessário.

As condições do equipamento são controladas com dados que informam o processo de desgaste dos componentes. Dessa forma é possível prever e programar a manutenção até mesmo de máquinas e peças novas. Assim a manutenção não precisa ser repetida regularmente: ela é feita na hora que precisa ser feita. Toma menos tempo, mínima ou nenhuma interferência na produção.

Características da manutenção preditiva:

Total controle: a necessidade de manutenção é prevista de modo que cada ajuste ou troca pode ser preparada com maior antecedência.
Resposta mais rápida a emergências: graças a dados detalhados sobre o estado dos equipamentos, é mais fácil identificar a origem de falhas repentinas.
Menos custo: gastos com manutenção podem ser reduzidos de 50 a 80% com manutenção preditiva.
Produtividade otimizada: menos tempo de vistoria, consertos e desmontagens desnecessárias. Mais tempo de máquina funcionando.
Redução de estoque: com melhor controle, o estoque de peças sobressalentes fica de 20 a 30% menor.

DICA: Diferentes etapas da cadeia produtiva, diferentes estratégias de manutenção. Faz parte de um bom planejamento identificar qual formato de manutenção serve melhor para cada etapa. É importante não considerar só os gastos diretos com manutenção, mas os ganhos com produtividade, aumento da qualidade e redução do desperdício.

É praticamente impossível evitar as manutenções emergenciais por completo. Imprevistos têm sempre alguma chance de acontecer. Mas com o devido planejamento, essa chance pode ser muito reduzida. E com ela se reduzem custos e a perda de tempo na linha de produção.

Deixe uma resposta